Existem pessoas, muitos empreendedores digitais, que dizem que blog não é mais a estratégia a ser explorada, não dá dinheiro, que não funciona.
Por outro lado, temos que entender que blog demanda esforço, dedicação, perseverança… Blog não é uma fórmula mágica. Não é fazer por fazer, porém, é fazer até dar certo.
Por isso não existe a coisa de: Ah não dá certo é perda de tempo e dinheiro.
Quem pensa que blog não dá dinheiro neste mundo de empreendedorismo hoje em dia, não consegue avançar. Se você é desse pensamento de que não funciona, não dá certo, sugiro que mude sua mentalidade ou volte para o CLT.
Para quem quer dedicar tempo, estudo, aprendizagem, dinheiro… lhe garanto que será bom para você. Independente do nicho de sua atuação, vai dar certo.
Foco é um dos principais pilares para quem quer empreender.
Para quem quer ficar rico: foco no seu negócio. Você tem um objetivo, uma meta, um alvo a ser atingido, entendes?
Você já deve ter entendido do que estou falando. Agora posso responder a pergunta do início deste artigo. É possível ganhar dinheiro com blog? A resposta é SIM. É possível monetizar seu blog, mas não deixa de ser trabalhoso.
Tudo na internet, que é canal para ganhar dinheiro, é trabalhoso. Assim como qualquer outra forma que você pense empreender e ganhar dinheiro.
Criar seu blog é mais fácil do que criar um site do zero. O blog está pre-pronto, com template, domínio, hospedagem e já existe maquinas de artigos e pouco investimento. É só colocar o blog conforme a lei manda e mãos a obra.
Quem diz que não dar para ganhar dinheiro com blog é porque ela não entende de blog. Ou ela quer te levar para outra coisa que não seja blog. Existem outras possibilidades para ganhar dinheiro, sim. Existem os Dropshipping, Marketplace… mas nada melhor do que construir a própria estrutura. E a própria estrutura começa com o blog.
Vou te mostrar o que você precisa para ter um blog de sucesso e como começar monetizando desde o início. Não existem etapas, fases para chegar no blog. Você começa e já pode monetizar no primeiro dia.
Você vai precisar anotar:
1. Longo prazo
É muito importante ter paciência, porque marketing de conteúdo leva tempo para construir. Não existe dinheiro fácil. Isso meu pai falou muitas vezes. Não adianta publicar alguns artigos interessantes no teu blog ou escrever algumas coisas legais e esperar que começa a subir dinheiro. Não vai funcionar. Leva um tempo até que o seu conteúdo comesse a aparecer nas pesquisas do Google.
Seus perfis nas redes sociais ganhou popularidade e o seu blog começa a ser percebido como autoridade. Isso leva tempo, pois é um conjunto de coisas que você tem que fazer e escrever.
É nessa fase que você percebe se tem resultados ou não.
Contudo, não desista. Não é porque não deu certo, que você errou. Você está aprendendo.
2. Branding
O que é seu branding? Branding fala de seu nome, identidade visual, sua marca… Invista algumas horas procurando bons nomes. Faça uma lista de bons nomes e pergunte para seus amigos qual fica melhor. Escolha o mais fácil de memorizar. O nome muitas vezes não é lógico e não precisa ter conexão com o que estás fazendo.
Muita gente procura seguir a lógica, mas o problema da lógica é que ela mata a “mágica”.
2. Identidade Visual
Paleta de cores, logomarca, um design que marque. Lembre-se, se quer ganhar dinheiro com blog, tem que pensar que tá construindo uma empresa. O seu principal canal de comunicação vai ser através de conteúdos do blog e esses conteúdos municiarão o YouTube, Instagram, FaceBook, Tik Tok, Twitter…
Invista o máximo de dinheiro que puder nesse momento. Esse momento é muito importante, para não ter que ficar mudando de nome e identidade visual depois.
3. Estrutura
Aqui destaco dois pré-requisitos fundamentais: domínio e hospedagem. Domínio séria o nome da pasta e a hospedagem a própria pasta. É na pasta aonde você coloca tudo do site:
a. Páginas;
b. Posts;
c. Imagens;
d. Vídeos; e
e. Woocommece.
Domínio e hospedagem para você estabelecer um projeto online. Você precisa desse tipo de serviço para ter uma agenda permanente na internet.
Entenda! Os domínios de pessoa física e profissionais liberais só podem ser registrados por um titular com CPF. Os domínios de pessoa jurídica devem ser associados a um CNPJ. Já os domínios genéricos e de cidades podem ser registrados por CPF ou CNPJ.
Os mais usados são: .com.br e o .com.
Procure a melhor hospedagem. A hospedagem é quem vai determinar a velocidade de seu site. Os mecanismos de busca do Google gostam de sites rápidos, entendes? Invista na hospedagem. Uso a HostGator. Pra mim, a melhor.
E para finalizar, tenha em mente:
-
Seja uma fonte primária de notícias;
-
Mostre dados interessantes;
-
Publique os dados ou pesquisas de outras pessoas também;
-
Use o controverso a seu favor;
-
Observe o ambiente; e
-
Não subestime uma arma poderosa chamada “design”.
A parte mais importante de qualquer blog é o conteúdo. Se você deseja desenvolver um design atraente, precisa se concentrar no conteúdo.
Um instituto de pesquisa realizou uma pesquisa para descobrir os fatores de design do site que os internautas consideram os mais importantes. Como resultado, este fator foi encontrado para ser a disponibilidade.
Os entrevistados disseram que o mais importante para eles é “ser capazes de encontrar o que precisam rapidamente”.
Sendo assim, vamos continuar firmes e focados, ok?
contato@gilmartavares.com.br
Deixe um comentário