Existem algumas características sociais que mudam muito pouco conforme o tempo, uma delas é a prestação de serviços; algo que já existe a muito tempo e foi otimizado com a internet. É claro que o tipo de serviço prestado na internet quase sempre é muito diferente do que acontece no mundo offline.
Para começar a prestar serviços é necessário escolher uma especialidade ou estudar vários temas para trabalhar de forma generalizada. O importante é escolher o tema que melhor se adéque a suas habilidades.
1. Início
Para conseguir seu primeiro trabalho pela internet é fundamental que você esteja seguro sobre a sua área de atuação. Com uma rápida pesquisa você encontrará sites especializados em prestação de serviço online. Geralmente eles funcionam da seguinte forma: existem duas formas de cadastro:
-
Para provedores de serviços; e
-
Para quem está interessado em prestá-lo.
Esses sites trabalham em formato de concorrência, assim quem fizer a melhor proposta leva o trabalho. É um sistema muito simples. Lembre-se de verificar os termos de uso de cada site, pois alguns mudam drasticamente, ao ponto que fazer algo que não esteja de acordo com as regras do site possa levá-lo a ser banido.
2. Vantagens
O mais interessante nesse tipo de trabalho é seu baixo custo. Com a possibilidade de trabalhar em casa e no seu tempo livre.
Outra vantagem interessante é o uso da infinidade de ferramentas gratuitas que nos ajudam a divulgar e encontrar possíveis novos clientes.
Dificuldades como distância, podem ser facilmente quebradas com redes sociais e programas gratuitos como o SKYPE.
A maioria das pessoas têm dúvidas sobre prestar serviços online, é no que se refere ao pagamento. Ainda existe bastante distanciamento quando o assunto é internet e dinheiro. Claro que cautela é fundamental e não somente na web; porém existem diversos sites e ferramentas que o ajudarão a ter garantias de seu pagamento como paypal ou pagseguro.
3. Tamanho de mercado
Para quem ainda não ingressou no mercado de serviços na internet, pode ter a impressão errada de que não existe mercado para se trabalhar ou até mesmo que existe muita competição desproporcional. A concorrência é acirrada, mas o número de pessoas atrás de algo é tão extenso que é quase certo que mais cedo ou mais tarde você encontro trabalho.
4. Quanto cobrar?
Tudo dependerá do tipo de serviço que você escolheu prestar. Vale sempre pesquisar sobre o tema, inclusive tomar nota do que profissionais parecidos com você estão cobrando. Provavelmente você encontrará (independe da área) uma discrepância muito grande de valores; isso ocorre porque existe uma sobre carga de profissionais que acabam cobrando muito menos do que é justo. Tente encontrar o seu valor baseado no que lhe é justo, mesmo que essa postura possa afastar alguns clientes no início.
contato@gilmartavares.com.br
Deixe um comentário