O funil de vendas é um modelo que descreve o processo que um potencial cliente passa desde o primeiro contato com a sua marca até a finalização da compra. Ele geralmente é dividido em etapas:
1. Atração: nesta etapa, você atrai potenciais clientes para o seu negócio, geralmente através de anúncios, conteúdo, SEO, e outras técnicas de marketing;
2. Consideração: nesta etapa, os potenciais clientes estão considerando seu produto ou serviço e estudando as suas opções. Eles podem estar lendo conteúdo do seu blog, assistindo vídeos de demonstração ou se inscrevendo em uma lista de e-mails;
3. Decisão: nesta etapa, o potencial cliente decide se vai ou não comprar o seu produto ou serviço. Eles podem entrar em contato com o suporte, comparar preços ou ler avaliações de outros clientes;
4. Compra: nesta etapa, o cliente finalmente compra o seu produto ou serviço; e
5. Pós-venda: nesta etapa, você mantém contato com o cliente e garante sua satisfação, fazendo com que ele possa se tornar um cliente recorrente ou até mesmo um defensor da sua marca.
O objetivo do funil de vendas é ajudar a entender como os potenciais clientes interagem com a sua marca e encontrar maneiras de ajudá-los a avançar para a próxima etapa do funil até a finalização da compra.
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